quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Relatório de Visita - ONG Jovens do Brasil

1- Histórico da Instituição:
A ONG Jovens do Brasil surgiu da necessidade de trazer cultura aos moradores de São Miguel Paulista, extremo Leste de São Paulo. Uma região desprovida de investimentos em cursos gratuitos para as crianças, jovens e adultos.
Tudo começou com a união de homens e mulheres que vendo a necessidade em investimentos resolveram juntos formar uma ONG que trabalhasse junto à população trazendo cultura aos moradores do bairro e de regiões próximas.

2- Objetivo:
Levar cultura aos moradores de São Miguel Paulista e regiões onde não há esse acesso por meio de projetos que, são implantados em parques ou praças.
A ONG é administrada por jornalistas, músicos, cineastas, administradores de empresas dentre outros que se dedicam ao trabalho com muita paciência e dedicação.
Formar jovens Artistas brincantes, e movimentar a cena Cultural na Zona Leste, além de preservar o meio ambiente e trabalhar com jovens com deficiência.Pretende-se trazer à comunidade o contato com a cultura popular de raiz e o resgate da cultura regional aos descendentes dos migrantes moradores do bairro que nunca tiveram contato dos costumes e tradições regionais dos estados que seus pais nasceram além do reconhecimento da importância das manifestações populares e de suas riquezas rítmicas e culturais.

3- Público alvo:
Todos os moradores do bairro, em especial os jovens podem participar dos projetos.

4- Localização:
A ONG esta localizada na zona leste de São Paulo, no distrito de São Miguel Paulista entre os bairros do Itaim Paulista e Guaianases.

5- Atendimento:
São disponibilizados diversos cursos, com intuito de trazer a cultura aos jovens, adultos e crianças da região.

6- Pontos Fortes:
O que melhor vimos foi o Projeto Maracatu Nação São Miguel que disponibiliza cursos de dança, batuque, construção de instrumentos e de perna de pau.
O projeto é aberto ao público e todos que chegarem e quiserem participar podem pegar um instrumento e ensaiar.
Ele acontece no Parque Chico Mendes e tem o intuito de formar um grupo para levar a música, a dança e a cultura nordestina com apresentações em feiras livres no bairro de São Miguel Paulista.

7- Dificuldades:
O espaço da ONG é um problema já que é pequeno e precisa de um grande investimento e a falta de divulgação já que poucas pessoas a conhecem.

8 - Manutenção:
Os projetos são mantidos por doações de moradores e comerciantes da região e um deles o Maracatu Nação São Miguel, pelo VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) que é um programa do governo que investe no acesso a cultura, mas que antes de qualquer coisa analisa o projeto para patrociná-lo.


9 - Observação sobre o trabalho pedagógico.
Não há pedagogos trabalhando em atividades na ONG no momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário