quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ONGs de Educação e a Comunidade

Foto: Edison Vara
Foto: Escola Presidente Castelo Branco

Alunos da Escola Presidente Castelo Branco reunidos com as professoras Maria Fátia e Kátia



Como fruto do idealismo e do engajamento da sociedade civil, é natural que as Organizações Não Governamentais - ONGs - se preocupem com a formação de jovens que possam contribuir ativamente para a melhoria de serviços essenciais, como a Educação. Nas escolas, elas encorajam a mobilização social por meio de projetos que reforçam os vínculos de professores e alunos com o mundo externo (tanto do entorno como o distante) e que estimulam uma visão crítica da realidade. 'Elas trazem a realidade do mundo para a sala de aula', diz Maria Alice Setúbal, presidente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - Cenpec.

Na cena política, aproveitam espaços de participação como os Conselhos Estaduais de Educação para monitorar as ações do governo, influenciar políticas públicas e pressionar por mudanças. 'Esse diálogo com o poder público é o papel essencial de uma ONG', diz Alexandre Arrais, da ActionAid Brasil. Ele cita, como uma das principais iniciativas nesse sentido, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que trabalha para garantir que todos os brasileiros tenham qualidade no que diz respeito ao ensino público do país.

'As ONGs podem apoiar as escolas para que desenvolvam uma nova relação com a comunidade do entorno', afirma Sérgio Haddad, diretor Ação Educativa. 'E devem complementar esse trabalho com um esforço mais coletivo e coordenado, voltado às questões estruturais'. Segundo Haddad, a escola é um espaço privilegiado de participação da sociedade civil. 'A escola deve ser vista hoje como articuladora dos conhecimentos necessários a uma comunidade', concorda Ladislaw Dowbor, pesquisador do Instituto Cidadania.

Retirado do site:http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/materias_295468.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário