quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ONGs de Educação e professores

Foto: Tatiana Cardea
Foto: projeto Clube de Correspondência

Professoras da Escola Pastor Ismael Pereira Lago, no projeto Clube de Correspondência


A capacitação em serviço é a estratégia mais usada pelas Organizações Não Governamentais - ONGs - que trabalham com Educação. Ela compensa as deficiências da formação inicial dos docentes e é uma forma de atualizá-los profissionalmente. Além disso, ao trabalhar com quem está em sala de aula, a ONG beneficia um número maior de pessoas com os mesmos recursos e garante uma replicação mais eficiente das ações.

Para Silvia Pereira de Carvalho, coordenadora executiva do Instituto Avisa Lá, em São Paulo, o professor ganhou um parceiro para discutir a prática: "Por estar fora da rotina, esse formador lança outro olhar sobre o processo de aprendizagem, provocando uma busca por intervenções mais interessantes". As questões didáticas são aprofundadas e saberes específicos, que em geral são pouco explorados na universidade, têm mais destaque.

A pedagoga Cláudia Petri, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - Cenpec, em São Paulo, ressalta a importância de que a formação atinja também gestores e equipe técnica da secretaria. "Eles dão sustentação ao trabalho que será desenvolvido", justifica. Isso acontece ao se criarem condições para que as novas idéias sejam colocadas em prática, reorganizando o planejamento e estimulando a troca de experiências em horários de trabalho coletivo.

Em Limeira, no interior de São Paulo, uma parceria entre a prefeitura, o Cenpec e a Fundação Volkswagen já permitiu a formação de cerca de 80 professores e 24 gestores da rede. O projeto Estudar Pra Valer!, coordenado por Cláudia, capacita educadores para trabalhar a leitura e a produção de textos, com o foco na inclusão social e em práticas que estejam de acordo com a realidade local. Eles recebem material de apoio com sugestões de projetos didáticos e têm um acompanhamento que inclui até visitas à sala de aula. Os técnicos da prefeitura trabalham junto da ONG, irradiando e consolidando a experiência no município.

Retirado do site:http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/materias_295049.shtml

Um comentário: